segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O festival da Canção

O festival da Canção... o festival da Eurovisão... Lembram-se? Como era divertido, como vibrávamos com aqueles momentos. Momentos em que as famílias se juntavam e, como não podíamos votar (pois não era como agora em que todos os concursos têm um sistema de votação interactivo) só podíamos rezar ou torcer pelos nossos favoritos. Altura em que não haviam Big Brothers, Ídolos e outros que tal... em que muitas pessoas ainda viam televisão a preto e branco, a RTP era o único canal e as musicas dos festivais eram grandes êxitos de vendas... Outros tempos...

Por acaso, enquanto escrevia o post anterior deixei a televisão ir ficando na RTP1, a ver o Jogo Duplo sempre pode ser que aprenda alguma coisa, está a dar um concurso... mais um... desta vez para escolhermos a melhor canção de todos os festivais da RTP da canção... Só posso dizer que escolha difícil, gosto de tantas... das mais giras às mais pirosas... da Dora aos Da Vinci, do José Cid ao Paulo de Carvalho... da Desfolhada à Cidade até ser dia, de Playback a Amor de água fresca... e poderia ficar aqui o resto da noite...são sempre musicas que nos fazem reviver qualquer coisa...Por isso tenho várias favoritas e decidi não votar em nenhuma. Não posso deixar de fazer referência a duas das minhas musicas portuguesas preferidas de sempre (e não só dos festivais da RTP da canção) Lusitana Paixão na grande voz de Dulce Pontes... (em 1991 era assim)


E claro Chamar a Musica noutra grande voz... Sara Tavares (e em 1994)


Mas esperem se estamos numa de grandes vozes... vou ter de vos dar mais um vídeo e mais uma grande voz... Simone com a Desfolhada (pois em 1969 ainda era a preto e branco)

Sem comentários: