quarta-feira, 11 de março de 2009

Canção de embalar

Mais uma noite de sono perdida, já é a segunda seguida. Corre o risco de se tornar um hábito. Depois admiram-se de eu andar taralhoca e não conseguir articular um discurso coerente. Mas eu aguento, a sério. Agora tenho frio, aparentemente o sono decidiu ir dar uma volta, mas o cansaço não... Acabei de escrever esta frase num fórum "Parece que ultimamente estou a fazer tudo com um certo delay... é capaz de ser lag..." aqui acrescento "sim deve ser lag... no cérebro". Será que é a isto a que chamam insónias? Deve ser. Não conseguimos dormir. E depois uma pessoa sente-se cansada, sem forças, irritadiça, apática, desconcentrada... A falta de sono desliga os centros do cérebro que controlam as emoções, contribuiu para a agressividade, conduz a um comportamento emocional irracional, com reacções exageradas a experiências negativas. Sabiam que há pessoas que têm insónias durante vários anos? Eu diria que há pessoas que têm insónias toda a vida... Pode ter várias causas... stress, expectativa, excitação, luto, problemas familiares, depressão ou simples hábitos inadequados para dormir como a cafeína... Quem dorme pouco tem mais tendência para contrair diabetes. Dormir pouco pode danificar o nosso sistema imunitário...bla bla bla... podia ficar aqui o resto da noite a escrever sobre os malefícios de não dormir... mas vou seguir um óptimo conselho e contar carneirinhos, alias se calhar hoje conto sapinhos...

Sem comentários: