quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vencer Vestido de Vermelho


(Este texto foi escrito por mim há 5 anos para uma comunicação interna da Vodafone, quando a empresa se preparava para deixar de patrocionar a equipa e hoje pareceu-me adequado, será por que o SLB ganhou ontem à noite?)


O investimento em publicidade no desporto, apesar de dispendioso é um dos que actualmente traz mais retorno às empresas que nele apostam. Como em tudo na publicidade há que saber apostar, senão vejamos, desde 1996 que a Vodafone (então Telecel) patrocina o SL Benfica. Apesar de não ter atingido grandes resultados em termos futebolísticos durante esse período (1 Campeonato Nacional e 1 Taça de Portugal, além da presença em várias competições europeias), facilmente se verifica que o Benfica parece ser, a par com o Sporting, um dos melhores meios para a divulgação de uma determinada marca.
A publicidade Vodafone no desporto, como sabem, não se limita ao Benfica ou mesmo ao futebol, passando por diversos desportos motorizados e outros eventos desportivos. Até mesmo em Portugal a Vodafone patrocinou simultaneamente os “3 Grandes” na época 97/98.
Mas esquecendo a parte financeira e vendo as coisas de uma forma mais emocional, numa altura em que se fala no novo patrocinador que o Benfica terá na próxima época, podemos começar já a ter saudades.

Imaginem quantos risos e sorrisos, quantos gritos, quantas lágrimas, quantas emoções fortes já passaram milhares e milhares de pessoas com a Vodafone perto do coração. Quantas pessoas viveram momentos de imensa alegria e também de tristeza com a camisola do Benfica vestida, nestes últimos 9 anos. Quantos limparam as lágrimas vertidas na morte de Feher a essa camisola. Quantos agarraram o seu coração fraco de tantas emoções agarrando também o logótipo da Vodafone.
Como dizia o anúncio, imaginem quantas pessoas viveram mais e comunicaram mais com o vermelho Vodafone nos seus equipamentos desportivos.
Nos bons e nos maus momentos a Vodafone esteve com eles, nas fotografias, nos vídeos, na memória, a Vodafone estava lá.

Parabéns Benfica!


Sem comentários: