terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pessoa...

(Hoje deu-me para isto... mas pelo menos foram escolhidas a dedo)

"Despreza tudo, mas de modo que o desprezar te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso."


"Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.
"

"Amar é cansar-se de estar só: é uma covardia portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amemos).
"

"Possuir é perder. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência.
"

"Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária.
"

"Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errónea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.
"


"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
"

"Eu sou aquilo que perdi."


"É talvez o último dia da minha vida.

Saudei o sol, levantando a mão direita,
Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus,
Fiz sinal de gostar de o ver antes: mais nada."

Fernando Pessoa

Sem comentários: