sexta-feira, 15 de abril de 2011

A TROIKA

Mas que raio!
Agora toda a gente fala da Troika... em rodapé, nas noticias só se vê é a Troika...

É a Troika para aqui
A Troika para ali
A Troika, a Troika
É a Troika do FMI

Pergunto eu - mas que raio é uma Troika?
Será que quem anda com a Troika na boca sabe do que está a falar?

Eu já tinha uma ideia de que seria russo e que deveria querer dizer algo como delegação...Curiosa como sou tive de procurar...

E descobri que, efectivamente, troika é uma palavra de origem russa e que em português se escrevia tróica e agora se escreve troica. E o que quer dizer?

tróica
(russo troika)
s. f.
1. Carruagem ou grande trenó russo, puxado por três cavalos.
2. Conjunto de três pessoas ou entidades, geralmente com uma finalidade política.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: troica
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Portanto, os senhores que escrevem a informação que passa nos rodapés dos noticiários não sabe que troika em português se escreve troica.

Além disso,
partindo do principio que a malta do FMI não chegou num trenó russo puxado por três cavalos, chego à conclusão que os jornalistas também não sabem que a troica não é do FMI, a troica é do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do FMI (ou seja, 3 entidades como a própria definição indica).

Conclusão: o que devia surgir em rodapé não é "TROIKA do FMI" e sim "TROICA FMI-CE-BCE".

Esclarecidos?
Eu fiquei :D

5 comentários:

Digo Potter disse...

Bem definido, acabei de ver agora o senhor Louça na tv a falar sobre "troika"_(era assim que estava escrito no rodapé da reportagem), e fiquei curioso para saber o que significa. Encontrei na primeira o seu pensamento"""" thank´s

Anónimo disse...

Obrigado!

Procurei no google por "o que raio é uma troika?" e este foi o 1º resultado que me deu! Fiquei completamente esclarecido!

Unknown disse...

grande explicação, obrigado

Mãe Jo disse...

Ainda bem que gostaram e consigo contribuir para que menos pessoas tenham essa mesma duvida "o que raio é uma troika?"...

Voltem sempre :)

*

Anónimo disse...

Muito bem explicado.

Obrigado fiquei esclarecida =)