sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Gorjetas...




Por incrível que pareça, eu e o meu namorado só "discutimos" por causa de uma coisa... gorjetas...
Não faço ideia porquê mas este tópico já me tirou do sério pelo menos uma vez :P

Penso que o facto de ele ter formação em hotelaria o faz ter um ponto de vista completamente diferente do meu, sobre esta matéria.

Por ele dávamos gorjetas monstruosas sempre que fossemos comer fora, porque os empregados de hotelaria ganham mal e contam com as gorjetas como complemento do ordenado.

Já eu, acho que só devemos dar boas gorjetas quando somos, efectivamente, globalmente bem servidos/atendidos.

Isto que vou escrever é capaz de ferir algumas susceptibilidades, mas eu não vou a um restaurante fazer solidariedade, vou porque pretendo contratar um serviço. E, como contrante que sou, recompenso o melhor serviço, o serviço de qualidade.
Eu gosto de dar gorjetas a pessoas competentes para reconhecer o seu profissionalismo e qualidade. Até podemos chamar-lhe um factor de diferenciação. Melhores gorjetas para os melhores empregados. Devia ser motivador, não?
Eu já recebi mal, lidava com clientes e nunca recebia gorjeta mas porquê que os empregados de hotelaria têm de ser diferentes das restantes classes trabalhadoras?

Eu até percebo o ponto de vista dele, espero que ele perceba o meu :)

6 comentários:

isa disse...

concordo perfeitamente contigo!! eles recebem mal? certamente não são os únicos.. as lojistas também recebem mal e nunca ninguém deu gorjeta a lojistas!
por que raio somente nos restaurantes recebem gorjeta? são mais que todos os outros trabalhadores, é??

Anónimo disse...

ya, eles são pagos para fazer bem o que fazem. As gorjetas servem para distinguir aqueles que elevam a fasquia e não se ficam só com um serviço mediano.
beijo*

Mãe Jo disse...

Há outros argumentos contra este meu ponto de vista que também são válidos. Mas vou deixar que quem mos disse os escreva, se quiser :)

Nós, os "gorjetadores" comedidos, aceitamos outros pontos de vista ;)

Anónimo disse...

Ora aqui está um tópico que me interessa... Gorjetas... empregados hoteleiros...

Para quem não sabe conseguir conciliar a "vida hoteleira" e a "Vida pessoal" é extremamente... dificil, para não dizer impossivel.
Que o diga os maridos e mulheres dos mesmos. Para quem não sabe, e tal como quase todo as pessoas que trabalham no cumprimento de prestação de serviços, não folgam ao fim de semana como as "pessoas normais".
Para quem não sabe, os hoteleiros da parte da restauração, têm muitas vezes horários repartidos, o que também não ajuda nada.

Ora já aqui podemos ver que têm um estilo de vida completamente diferente.

Não entrando em comparações como alguém fez neste post, os empregados de mesa eram conhecidos pela palavra vulgar de "Criados", por estrem ao serviço de alguém. Este quando bem executado, sempre em toda a hist´ria hoteleira, foi reconpensado monetariamente pela pessoa que ele tivera servido.

Encontrando aqui um ponto neutro na situação, não acho que todo e qualquer serviço seja conpensado. Pois nos dias que correm as pessoas já são pagas para o fazer.
N~so concordo também, como se faz noutros paises, que a gorjeta ou o "srviço", não esteja incluido, terendo-se de acrescentar um valor de 10% sobre o valor total da factura.

O inicio deste coomentario serviu apenas e só, para não se enfiar os hotelerios, jutos com outras profissões. Devemos também conhecer o tipo de vida que se leva quando temos de servir um desconhecido.
Infelizmente, também, a qualidade do serviço em portugal é daca vez pior, teremos de pagar balurdios pela refeição, se queremos um serviço cuidado e de nivel.

Espero não estar a convencer ninguém a começar a dar grojetas á parva, mas sim a tentar ver realmente se as pessoas que nos estão a servir, estão a ser mercedoras a "tip"

isa disse...

a mim fez-me ver que vou deixar de dar gorjeta! continuar a achar injusto para com outros trabalhadores doutros serviços. e que tal os enfermeiros?

Mãe Jo disse...

Desculpa mas não concordo com essa dos enfermeiros... Devem ser das profissões que recebem mais "prendas"... As pessoas agradecem a quem lhes trata da saúde...

Já se falarmos dos assistentes telefónicos, esses sim são injustiçados, lidam com clientes e nunca recebem gorjeta (mesmo quando o desempenho é excelente), quanto mais não seja pela distância... no máximo recebem um mail ou uma carta de agradecimento.