terça-feira, 12 de julho de 2011

Obrigada Mãe!

Isto de ter gatos bebés com muito apetite e tendencias para disturbios gastro-intestinais tem muito que se lhe diga.... digamos que estou em "treinos" para limpar cocós mal-cheirosos lol

E a ideia, assusta-me? Assustar, assustar não... assusta-me pensar se vou ou não ter o tempo suficiente e necessário para incutir nos filhos que hei-de ter todos os valores que considero importantes.

De vez em quando, vejo na televisão noticias em que os pais se queixam das escolas, dos professores e da educação que estes dão aos seus filhos... Ou pessoas a indignarem-se quando uma criança de 12 anos se atira para a frente de um camião logo depois de sair do autocarro da escola. Não menosprezando a dor que a familia desta criança sentirá, os improváveis, também acontecem e não pretendo de forma alguma culpar os pais por todo o mal que acontece às crianças do nosso mundo mas...

Mas será que os pais de agora se esquecem que a educação começa em casa? Os principios e valores que nos vão reger enquanto adultos começam a ser delineados na mais tenra idade e quer queiramos quer não, os exemplos podem ser parte fundamental desta aprendizagem de vida.

Não só a bondade e a maldade, mas valores como o civismo, a preocupação pelo próximo, o altruismo, a segurança, etc, etc... são valores cujo ensinamento não pode ser unica e exclusivamente delegado às escolas e aos professores.

Ainda hoje em dia penso... enquanto uma criança se atira para a frente do meu carro na minha rua, sem sequer olhar para ver se vinham carros e o pai assiste impavido e sereno, sem qualquer comentário... quando insisto em atravessar na passadeira ou aguardar pelo verde para os peões... penso que, quando a minha mãe lutava para me ensinar isto, eu achava que ela era uma mãe muito chata. Às vezes a mais chata do mundo, quando lutava para me ensinar sobre coisas muito mais complicadas do que o trânsito.

Hoje em dia penso que vou ser uma mãe muito chata para os meus filhos... mas é a vida! E, com a esperança de que um dia eles vão deixar de me achar chata e compreender, como eu compreendo hoje...

Por tudo isto e muito mais, só posso dizer: Obrigada Mãe!

Sem comentários: